terça-feira, 18 de novembro de 2014

"FUNTASIA" EM ODIVELAS







   No passado dia 7 de Novembro e, a exemplo do que tem acontecido em anos anteriores (pode ver o que se passou aqui e aqui), estive presente na Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas com alunos da Escola Básica local, onde pude mais uma vez mostrar alguns truques para fazer banda desenhada. Integrado na mostra Funtasia 2014 - Portugal Do Outro Lado do Espelho que, entre outras iniciativas, contou com uma exposição (este ano dedicada a Victor Mesquita e ao seu Eternus 9) e um encontro com João Mascarenhas e Marc Parchow, este foi mais um daqueles dias para mais tarde recordar. Sobre ele, poderão ver mais algumas informações aqui.
   E, mais uma vez pude contar com o apoio da minha anfitriã, Isabel Silva e dos professores presentes a quem agradeço. Foi assim possível estar perante um público amplamente interessado que não parava de fazer perguntas. Pude, por isso, mostrar como é que uma página evolui desde um simples desenho a lápis até à arte final e ao trabalho de coloração, normalmente feito em computador em Painter e Photoshop, mostrando-lhes inclusivamente algo que quase sempre me acompanha: o caderno das ideias, que é como quem diz dos esquiços e rabiscos.
   E ficou bem patente a ideia de que, por muito complicadas que sejam as formas de trabalhar, tudo começa com um simples papel em branco, um lápis e alguma imaginação. Neste caso, estas tornam-se as ferramentas que abrem uma porta para os sonhos entrarem. E, é sempre gratificante saber que, do outro lado, a nossa mensagem é recebida com muito interesse e desperta novas ideias. Afinal, são estes miúdos que amanhã irão construir o futuro... 

Fotos: Cortesia da Câmara Municipal de Odivelas

Sem comentários:

Enviar um comentário