terça-feira, 16 de novembro de 2010

CONSTRUÇÃO DE UMA ANTA - O REGRESSO AO ÚTERO


    Apresento hoje duas páginas e uma ilustração retiradas do álbum História de Fornos de Algodres - Da Memória das Pedras ao Coração dos Homens, sobre a construção de uma anta. Como o nome do livro o indica, este é um concelho com um vasto património arqueológico, também nesse domínio. E, foi na feitura deste álbum e graças ao professor Valera, a quem mais uma vez agradeço a colaboração prestada, que fiquei a aprender mais algumas coisas sobre a construção destes monumentos.
   Que as antas eram monumentos funerários, disso ninguém tem grandes dúvidas. Porém, provavelmente, pouca gente sabe que os cadáveres eram depositados no seu interior em posição fetal. Eu, pelo menos, não sabia. Tinha a ideia de que seriam cremados e as suas cinzas seriam então colocadas lá, junto a algumas coisas que fizeram parte da sua vida. Todavia não era bem assim...
   Na verdade, as antas eram construidas como representações do útero materno e os antigos entendiam que, quando a pessoa morria, voltava aí de novo. Daí que, os monumentos fossem representações disso mesmo. Claro que, actualmente, só vemos as pedras que foi o que sobreviveu ao desgaste do tempo, mas na verdade todo o monumento era construído como se fosse uma representação do baixo ventre feminino, com o propósito de que a pessoa regressasse ao local de onde tinha vindo a este mundo, entendido apenas como um local de passagem.
   Ficam as pranchas e a curiosidade...

2 comentários:

  1. Ola amigo!!!

    Parabens por + um post cheio de cultura, eu não sabia tbm da posição fetal não!!!

    Vivendo, lendo e aprendendo!!!


    Abraço

    ResponderEliminar
  2. J. Jr.,
    Pois, eu também fiquei a saber durante a feitura do livro. Até lá, ignorava-o completamente. Um abraço.

    ResponderEliminar