sexta-feira, 5 de março de 2010

QUID NOVI IN IMPERIUM? - MAKING OF 2

   Eis então a segunda fase da  criação da página dupla. Confesso que esta fase é das mais rápidas e das que me dá menos gozo, porque se, por um lado, já tenho o esboço feito, por outro tenho ideias bem definidas na cabeça sobre o resultado final. No fundo, trata-se de cobrir com o traço preto todos os elementos essenciais que ficaram no esboço. Aqui é preciso muito cuidado para não sobrepôr demasiados traços pretos (e pelo menos comigo existe muitas vezes essa tentação), já que esta é uma página para ser feita a cores. Se por um lado o preto tem que prevalecer, por outro, temos que ser disciplinados e guardar-nos para a parte em que a cor vai cumprir a sua função. Quanto aos espaços em branco, deixo-os por enquanto à imaginação do leitor. Posso dizer, para já, que esta é uma sequência que se passa algo imersa na bruma...
   Quero referir, por fim, que alguns destes traços ainda irão ser sujeitos a um tratamento, quando der a cor à página. Tomem para já como referência para essa fase os pelos da loba e a loba que aparece na terceira vinheta do alto em frente ao legionário que está de costas. Para além disso, a  cor de fundo da página não vai ser preta. Todavia, nesta fase deixo-a a preto para ter já uma ideia mais próxima do resultado final. E é aí que se exerce uma das grandes vantagens de trabalhar em computador: é que podemos colocar em layers (camadas) diferentes o desenho em si, as cercaduras das vinhetas e o fundo da página para depois fazer experiências várias, com vista a tirar os melhores resultados. No papel, isso seria mais difícil.

5 comentários:

  1. A parte que te aborrese mais é talvez a qu me dá mais prazer fazer: Quando as bases esboçadas estão a apoiar o passar do pincel torna~se criativo e muitas vezes essa rebeldia em relaçao ao traçado a lápis é que dá força ao desenho.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Tá ficando fantástico. :)

    Mal posso esperar pela próxima pagina. ehehehe

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  3. Joáo, devo dizer-te que os teus esboços têm mais qualidade que muitos desenhos acabados que vejo por aí (e olha que eu vejo muitos!!). Estou morto para ver o resultado final ;).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Gio,
    Expliquei-me mal. Não é exactamente a parte que mais me aborrece, é tão simplesmente a que me dá menos gozo, pois a parte nestas histórias que mais tempo me demora, mas também me dá mais gozo é a da colocação da cor. Mas isso não quer dizer que não goste de fazer o traço, quero é tão simplesmente afirmar, que quando estou nesta fase, a cabeça já está a imaginar o resultado final. Consequentamente, há alguma ansiedade no sentido de ver se o que sai no ecrã corresponde ao que já estou a imaginar. E esta fase dá-me um maior gozo, quando sei que a arte final é a preto e branco. Pois como sabes trabalhar propositadamente para p/b é muito diferente de o fazer a cores. No resto, concordo contigo. Um abraço.

    OCP,
    Ainda bem que estás a gostar, mas aviso-te que até ao resultado final ainda há mais algumas etapas e a certa altura, podes começar a pensar que aquilo nunca mais sai, eh! eh! eh! Mas deves saber isso tão bem como eu. Um abraço.

    Lucaimura,
    Fico satisfeito por estares a gostar até agora. Espero é que o resultado final não te desiluda (LOL). Um abraço.

    :D

    ResponderEliminar
  5. Eu estou a gostar muito desses teus P/B!
    :D

    Abraço

    ResponderEliminar